sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Leitura Orientada

A partir do livro Grão de Milho, de Olalla González e Marc Taeger, foram propostas e desenvolvidas atividades com as crianças em contexto de sala de Jardim de Infância...

 

Exploração e Leitura da Obra:

Foi apresentado às crianças um Saco Literário com alguns elementos e objetos, como estratégia de interação e animação de abordagem ao conto. Deixar que as crianças estabeleçam alguma relação entre os diferentes objetos, levando a que tentem construir um enredo narrativo oral.

  

        Uma moeda, um frasco com açafrão, uma espiga de milho, uma couve uma imagem do Grão de Milho e uma ”troxa” com uma panela, um garfo, uma garrafa e uma maça.

De seguida foi mostrado o livro às crianças e  feita a exploração  dos elementos  paratextuais. Conversa em grande grupo em torno da capa do livro, da contracapa do livro e dos elementos pictóricos presentes em ambas.

 

Apresentação do livro, em tamanho mini e tamanho normal

Partindo desta conversa sobre a capa e a contracapa do livro as crianças fizeram observações como…

Na capa tem…

“Relva”, ”grama”, “um menino”, “o sol”, “ uma nuvem azul porque está sol” e ”letras coloridas, letras pretas e brancas, letras grandes e pequenas”.

Na contracapa tem…



 “Casas”, “letras brancas pequenas”, “uma nuvem escura de chuva” e “toalhas da praia” e “toalhas de piquenique”

Em grande grupo, conversou-se sobre as observações feitas pelas crianças. Falou-se sobre o título do livro, sobre o trabalho do autor, sobre o trabalho do ilustrador e sobre a importância da editora. As crianças apreenderam que todos estes elementos são importantes na construção do livro.

Seguiu-se a leitura e simultânea apresentação das ilustrações, utilizando estratégias de compreensão assim como algumas questões orientadas durante a leitura:

- Porque se chamava o menino Grão de Milho?

- O que fez Grão de Milho para que ninguém o pisasse?

- O que foi Grão de Milho comprar à mercearia?

- Como saiu Grão de Milho da barriga do boi?



Estratégias de Compreensão

Depois da leitura do livro, foi proposto um jogo. A cada criança foram dados dois cartões, um com a letra V de verdadeiro e outro com a letra F de falso. Foram exploradas algumas questões com as crianças, relacionadas com a história. As crianças respondem levantando o respetivo cartão verdadeiro ou falso, como resposta às questões.

 

- Para que não o pisassem o Grão de Milho foi sempre a cantar. (V ou F)

- O Grão de Milho era um menino muito grande. (V ou F)

- O Grão de Milho foi comprar pão à padaria. (V ou F)

- O Gão de Milho foi engolido por um cavalo. (V ou F)

- O Grão de Milho foi comprar açafrão à mercearia. (F ou V)

- O boi deu um pum e o Grão de Milho saiu. (V ou F)

 

 






 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

  “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros e de Roger Olmos da editora Kalandraka é um conto tradicional italiano de estrutura encadeada e ritmo acum...