quarta-feira, 3 de março de 2021

 




“O Coelhinho Branco”, de António Torrado da editora Soregra é um conto de tradição oral portuguesa. Uma adaptação de António Torrado, feita a partir dos “contos populares portugueses” de Adolfo Coelho. Na literatura tradicional é comum as histórias centrarem-se à volta dos animais com uma dimensão moralizadora. Na história do Coelhinho Branco os personagens são animais “humanizados”. São atribuídas características como a valentia, a força, a coragem, a determinação, a união, a amizade e o medo, um mapa comportamental inerente ao “Homem.”


Acaba por ser a pequena formiga a mais valente e corajosa a socorrer o Coelhinho Branco

De uma forma original e de fácil leitura com estrutura encadeada, este conto tradicional intercala com as palavras pequenas imagens que possibilitam à criança maior contacto e motivação para a iniciação à leitura e à escrita. Um conto maravilhoso sobre um Coelhinho Branco que foi buscar couves à horta e vê a sua casa invadida pela Cabra Cabrez. Um conto que ensina que qualquer um pode ser corajoso apelando à força da união.


 Leitura Orientada

A partir do conto O Coelhinho Branco, de António Torrado, foram propostas e desenvolvidas atividades com as crianças em contexto de sala de Jardim de Infância.

 Exploração e Leitura da Obra:

Foi apresentado às crianças alguns elementos e objetos, como estratégia de interação e animação de abordagem ao conto. Deixar que as crianças estabeleçam alguma relação entre os diferentes objetos, levando a que tentem construir um enredo narrativo oral.

  

Elementos do conto do Coelhinho Branco:

De seguida foi mostrado o livro às crianças e feita a exploração dos elementos paratextuais.

Conversa em grande grupo em torno da capa e contracapa do livro e dos elementos pictóricos presentes em ambas.

Em grande grupo, falou-se sobre a importância do título dos livros. Foi proposto às crianças que tendo como referencia as imagens da capa dessem um título ao livro. As propostas foram…




Seguiu-se a leitura, a apresentação do título e das ilustrações do conto, utilizando estratégias de compreensão assim como algumas questões orientadas durante a leitura.



Estratégias de Compreensão

Depois da leitura do livro, foi proposto às crianças fazer um “esquema comportamental” das personagens do conto. Assim, as crianças tendo como basa a história atribuíram características a cada animal.


E, para além da leitura, que atividades sugerimos?

Nesta fase, em articulação com as educadoras titulares de grupo e tendo como suporte as áreas de conteúdo da educação pré-escolar foram propostas e realizadas atividades relacionadas com o livro.

Ficam os registos das produções das crianças: 

Registos gráficos da história:



Construção de um Coelho em Origami:

Foi proposto construírem o “Coelhinho Branco”. A cabeça do coelho foi feita com dobragem de papel, as crianças completaram o corpo do coelho, com desenho, pintura e colagem.







Jogo da Toca do Coelho:

No espaço exterior, as crianças jogaram e brincaram o jogo da “Toca dos Coelho.” Para este jogo são necessários arcos de ginástica e um instrumento musical. Á semelhança do jogo das cadeiras, foram colocados no chão arcos que representam as tocas dos coelhos um número de arcos inferiores (em um) ao número de crianças. Uma criança ou adulto (no caso foi a educadora titular de grupo) é a Cabra Cabrez. Ao som do instrumento musical as crianças circulam á volta das tocas e quando o instrumento deixa de tocar cada criança ocupa uma toca. Quem fica sem toca é apanhado pela Cabra Cabrez. De cada vez que o jogo é novamente iniciado retira-se uma toca (arco). Ganha o jogo quem ficar com a última toca. Este jogo pretende desenvolver e trabalhar na criança a atenção e a descriminação auditiva, articulando a motricidade e a concentração com a literatura infantil.



Dramatização do Conto do Coelhinho Branco:

No exterior, aproveitando o cenário natural e alguns elementos como a existência de uma casa e uma horta com couves, as crianças dramatizaram o conto do Coelhinho Branco. Depois de escolhidas as personagem as crianças foram identificadas com a imagem do animal correspondente.


“Era uma vez um Coelhinho que saiu de casa para ir à horta buscar couves para fazer um caldinho”





Visita à Quinta Pedagógica de Braga

 Observar, Conhecer e Aprender as características dos animais…

As crianças fizeram uma visita à Quinta Pedagógica, onde observaram os animais do conto do Coelhinho Branco. Em grande grupo conversaram sobre as características de cada um e elaboraram um mapa onde registaram as características físicas dos animais. 







Sem comentários:

Enviar um comentário

  “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros e de Roger Olmos da editora Kalandraka é um conto tradicional italiano de estrutura encadeada e ritmo acum...