De uma forma original e de fácil leitura com
estrutura encadeada, este conto tradicional intercala com as palavras pequenas
imagens que possibilitam à criança maior contacto e motivação para a iniciação
à leitura e à escrita. Um conto maravilhoso sobre um Coelhinho Branco que foi
buscar couves à horta e vê a sua casa invadida pela Cabra Cabrez. Um conto que
ensina que qualquer um pode ser corajoso apelando à força da união.
A partir do conto O Coelhinho Branco, de
António Torrado, foram propostas e desenvolvidas
atividades com as crianças em contexto de sala de Jardim de Infância.
Elementos do conto do Coelhinho Branco:
De seguida foi mostrado o livro às crianças e feita a exploração dos elementos paratextuais.
Conversa em grande grupo em torno da capa e contracapa do livro e dos elementos pictóricos presentes em ambas.
Seguiu-se a leitura, a apresentação do título e das ilustrações do conto, utilizando estratégias de compreensão assim como algumas questões orientadas durante a leitura.
Estratégias
de Compreensão
E, para além da leitura, que atividades sugerimos?
Nesta fase, em articulação com as educadoras titulares de grupo e tendo como suporte as áreas de conteúdo da educação pré-escolar foram propostas e realizadas atividades relacionadas com o livro.
Ficam os registos das produções das crianças:
Construção de um Coelho em Origami:
Foi proposto construírem o “Coelhinho Branco”. A cabeça do coelho
foi feita com dobragem de papel, as crianças completaram o corpo do coelho, com
desenho, pintura e colagem.
Jogo da Toca do Coelho:
No espaço exterior, as crianças jogaram e brincaram o jogo da “Toca
dos Coelho.” Para este jogo são necessários arcos de ginástica e um instrumento
musical. Á semelhança do jogo das cadeiras, foram colocados no chão arcos que
representam as tocas dos coelhos um número de arcos inferiores (em um) ao
número de crianças. Uma criança ou adulto (no caso foi a educadora titular de
grupo) é a Cabra Cabrez. Ao som do instrumento musical as crianças circulam á
volta das tocas e quando o instrumento deixa de tocar cada criança ocupa uma
toca. Quem fica sem toca é apanhado pela Cabra Cabrez. De cada vez que o jogo é
novamente iniciado retira-se uma toca (arco). Ganha o jogo quem ficar com a
última toca. Este jogo pretende desenvolver e trabalhar na criança a atenção e
a descriminação auditiva, articulando a motricidade e a concentração com a
literatura infantil.
Dramatização do Conto do Coelhinho Branco:
No exterior, aproveitando o cenário natural e alguns elementos
como a existência de uma casa e uma horta com couves, as crianças dramatizaram
o conto do Coelhinho Branco. Depois de escolhidas as personagem as crianças
foram identificadas com a imagem do animal correspondente.
“Era uma vez um Coelhinho que saiu de casa para ir à horta buscar couves para fazer um caldinho”
Visita à Quinta Pedagógica de Braga
Observar, Conhecer e Aprender as características dos animais…
As crianças fizeram uma visita à Quinta Pedagógica, onde observaram os animais do conto do Coelhinho Branco. Em grande grupo conversaram sobre as características de cada um e elaboraram um mapa onde registaram as características físicas dos animais.
Sem comentários:
Enviar um comentário